Todos sabemos que a indústria dos videojogos é altamente lucrativa, ultrapassando largamente outras indústrias de entretenimento, mas é difícil ter uma noção de quão lucrativa realmente é sem olhar para números.
Uma boa forma de perceber como os videojogos geram muito dinheiro é olhar para o dinheiro que os CEOs das várias editoras recebem. Todas as editoras revelam publicamente os valores, mas facilitando a consulta, o GamesOne organizou tudo numa lista.
A lista revela os CEOs da indústria de videojogos que mais ganham. Na esmagadora maioria dos casos, o valor que recebem vai além do salário, estando associado a bónus de desempenho, acções e outro tipo de recompensas.
Existe uma enorme disparidade entre os primeiros três nomes na lista comparativamente aos restantes. E o primeiro lugar provavelmente será uma surpresa para muitos: Robert Antokol da Playtika.
A Playtika é uma empresa israelita de entretenimento digital focada em jogos mobile de estilo casino (e claro, com microtransacções). Em 2021, os seus jogos tinham mais de 35 milhões de utilizadores activos.
Em segundo lugar está Bobby Kotick da Activision Blizzard, seguido de Andrew Paradise da Skillz – outra companhia associada ao mobile. A Skillz é uma plataforma que permite competir com outros jogadores do mundo por dinheiro real.
Os CEOs da indústria dos videojogos que mais recebem
O GamesOne também tem listas com a compensação média dos funcionários e o rácio de pagamento do CEO comparativamente ao salário médio da empresa. A Activision Blizzard tem das compensações mais elevadas, mas também é a companhia com maior disparidade relativa ao pagamento do CEO.