Foi tornado público que a Microsoft terminou discretamente a produção da consola Xbox One no final de 2020.
Cindy Walker, diretora de marketing de produto para consolas na Xbox, confirmou a notícia numa declaração enviada à publicação The Verge. “Para nos focarmos na produção da Xbox Series, parámos a produção de todas as consolas Xbox One no final de 2023,” comentou.
Esta notícia chega quando foi confirmado pelo Bloomberg que a Sony vai continuar a produzir a PlayStation 4 durante 2023. É uma decisão que serve sobretudo para aliviar os problemas dos clientes que continuam com dificuldades em comprar uma PlayStation 5, apesar de a consola ter chegado ao mercado há mais de um ano.
São duas visões diferentes para o que futuro trará no que à escassez de componentes diz respeito. Torna-se evidente que a Microsoft não parece considerar problemas idênticos para o seu alinhamento de consolas, tendo colocado os seus esforços na manufatura dos modelos mais recentes.
Phil Spencer, figura máxima na divisão Xbox, deu uma entrevista ao The New York Times onde menciona que as consolas Xbox Series continuam a vender mais rapidamente do que qualquer geração anterior.